4 tendências que prometem dominar a Indústria em 2023

Grandes nomes do mercado já consolidaram sua posição ao embarcar no universo da inovação e mostrar que tecnologia não é custo, é investimento.

O ano de 2022 foi marcado pela tecnologia no mundo dos negócios. Empresas investiram em conectividade e equipamentos atualizados para elevar seu nível de produção e performance. E, como você deve imaginar, em 2023 não será diferente.

Além das tecnologias popularizadas como pilares da Indústria 4.0, como Internet das Coisas, Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial, outros recursos chegam para acelerar a transformação digital nas fábricas e contribuir com mais eficiência e produtividade na operação.

Hoje, vamos te contar quais são as principais tendências para a Indústria em 2023, levando em consideração o cenário atual e os desafios que o segmento ainda precisa enfrentar. Continue a leitura!

4 tendências tecnológicas para a Indústria em 2023

De acordo com a Gartner, uma das especialistas mundiais em pesquisa e consultoria sobre TI, há três pilares fundamentais de tecnologia que devem ser considerados e implementados pelas empresas em 2023: otimização, escalabilidade e pioneirismo, todos aliados à sustentabilidade.

No relatório chamado “Top strategic technology trends 2023“, divulgado no último trimestre de 2022, a consultoria americana explica que esses tópicos são importantes porque permitem que as organizações considerem prioridades específicas, como a melhoria de seus sistemas para elevar a confiabilidade dos dados e as decisões tomadas a partir deles; a capacidade de agilizar a entrega de produtos e a oportunidade de gerar insights que apontem para mudanças nos modelos de negócio.

A partir daí, a Gartner listou as principais tendências do universo da tecnologia que considera relevante para a formulação estratégica das empresas em 2023. Agora, vamos falar detalhadamente sobre algumas delas. Confira!

1. Tecnologia sustentável

De acordo com a Gartner, a tecnologia por si só não será suficiente em 2023, é preciso pensar em tecnologia sustentável. Ela é capaz de elevar a eficiência dos serviços de TI e permitir a sustentabilidade do negócio através de soluções que entregam rastreabilidade, análise, gerenciamento de emissões e contam com Inteligência Artificial para que empresas possam alcançar seus próprios objetivos de sustentabilidade.

Essa questão, inclusive, está cada vez mais em evidência nas indústrias por sua relação próxima com as práticas ESG (Environmental, Social and Governance), uma vez que ser socialmente consciente, sustentável e adequadamente gerenciada viraram requisitos para o fechamento de negócios e para definição do seu posicionamento no mercado.

O B-Aware, o caça-vazamentos da BirminD, é uma solução que utiliza Inteligência Artificial para identificar escapes de água automaticamente em uma linha de distribuição. Isso quer dizer que, além de evitar que a indústria desperdice um recurso natural tão importante, mantendo suas práticas sustentáveis, ela ainda diminui os custos da produção.

2. Metaverso

O Metaverso vem ganhando cada vez mais espaço ao permitir que as pessoas repliquem ou melhorem suas atividades físicas, do mundo real, dentro do ambiente virtual. E, sendo uma inovação que combina diversos recursos e pode ser utilizada por todos os segmentos para as mais diferentes finalidades, não é à toa que conquistou a indústria.

Imagine que, no Metaverso, os testes de produtos e serviços podem ser feitos em ambiente virtual, favorecendo as práticas ESG, a experiência do cliente e trazendo, portanto, bons resultados para a empresa.

A BirminD, em parceria com a Pöyry, desenvolveu uma solução que une a tecnologia dos Gêmeos Digitais à Inteligência Artificial para que, através de simulações de desempenho, funcionalidades e aplicações no mundo virtual, uma indústria possa prever resultados e melhorar sua performance.

3. Gestão da cadeia de suprimentos

O Supply Chain Management ou, em português, a Gestão da Cadeia de Suprimentos, principalmente quando voltada à redução de custos logísticos, faz parte das tendências tecnológicas de 2023.

Inclusive, de acordo com a Gartner, 75% das maiores empresas do mundo farão, até 2026, o uso de robôs de inteligência interlogística – um recurso tecnológico que só era utilizado no segmento logístico e agora chega ao chão de fábrica.

Com o auxílio de soluções inovadoras, o gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser feito por meio da combinação de informações extraídas da operação industrial com o número de pedidos, compras e estoques, que resulta em previsões certeiras de demandas.

Com o OEE 4.0, uma solução digital da BirminD, toda a gestão da cadeia de suprimentos, que envolve a logística de materiais e produtos, pode ser feita por esse software que utiliza Inteligência Artificial.

4. Escalabilidade através de Cloud Computing

Fazendo referência direta ao pilar de escalabilidade anunciado como tendência pela Gartner, as plataformas de nuvem na indústria garantem o seu lugar com possibilidades personalizadas que se adequam às necessidades de cada segmento.

As empresas podem, com o apoio de seu departamento de TI, decidir combinar soluções como SaaS (Software as a Service), PaaS (Platform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service) para que consigam crescer atendendo às novas demandas, sem perder a qualidade.

De acordo com a empresa de consultoria, em 2027, mais de 50% das organizações utilizarão a tecnologia para acelerar suas iniciativas de negócios.

 

Quer ver mais tendências para 2023? Clique aqui e baixe nosso E-book: Tendências do mercado para 2023

 

É hora de trazer a tecnologia para o ambiente industrial

Grandes nomes do mercado já consolidaram sua posição ao embarcar no universo da inovação e mostrar que tecnologia não é custo, é investimento.

É importante notar que o papel de todas as tendências citadas ao longo deste artigo é, de modo geral, o de viabilizar a otimização industrial, alcançando alta performance enquanto reduz custos e impulsiona os cuidados com o meio ambiente.

Para que tudo isso seja de fato alcançado na sua indústria, é necessário tirar estratégias do papel com o suporte de soluções tecnológicas que estejam alinhadas a essas tendências e que te guiem no caminho da Jornada 4.0.

A BirminD é especialista em levar otimização industrial para o chão de fábrica, com o apoio de tecnologias de ponta capazes de melhorar a sua produção. Acesse o nosso site e saiba como é possível colocar essas tendências em prática ainda neste ano.

Você pode gostar...