Indicador OEE: como calcular e aumentar a produtividade

Indústria 4.0: soluções de Inteligência Artificial para melhorar o OEE

Produção máxima sustentável é uma expectativa razoável do que a planta deve ser capaz de atingir em condições ideais e a Inteligência Artificial é aliada para operar com eficiência

O indicador OEE, sigla referente a Overall Equipment Effectiveness (Efetividade Global do Equipamento), é de extrema importância para as indústrias dos mais variados segmentos, uma vez que ele aponta o real nível de eficiência dos equipamentos. Quando o OEE não atinge os níveis esperados, todo o fluxo operacional é prejudicado.

Medindo o OEE e as perdas subjacentes, você obterá informações importantes sobre como melhorar sistematicamente seu processo de fabricação. O OEE é a melhor métrica para identificar perdas, avaliar o progresso e melhorar a produtividade dos equipamentos de fabricação, ou seja, eliminar o desperdício.

Como o foco da maioria dos gestores é aumentar o lucro e a produtividade, é imprescindível saber quais são as máquinas ou equipamentos que de fato estão gerando isso. A produção máxima sustentável é uma expectativa razoável do que a planta deve ser capaz de atingir em condições ideais.

Os componentes do OEE precisam estar relacionados um com o outro para permitir a melhor medição. Um fator facilmente comparável é o tempo, que deve ter atenção prioritária, pois, como dizem, “tempo é dinheiro”. Vale a pena ressaltar aqui que nos referimos ao tempo modelo, já que se trata do tempo ideal para a produção ágil de peças, a fim de garantir o resultado esperado dentro do plano criado.

Isso permite uma classificação de comportamento deficiente e facilita a identificação das causas de baixo padrão do OEE. Os tipos de perdas de produção operacional são:

  • Por falta de demanda por produtos;
  • Por disponibilidade de equipamentos;
  • Devido ao desempenho lento ou subótimo de processo ou equipamento;
  • Por produção de má qualidade ou recuperação de produto.

O intuito do OEE inclui todas as áreas dentro da planta que contribuem para todos ou qualquer dos componentes citados acima, com exceção do componente de demanda que é voltado para o mercado.

Mas como calcular o OEE?

O OEE leva em consideração todas as perdas (tempo, velocidade e qualidade), resultando em uma medida de tempo de fabricação verdadeiramente produtiva. É calculado como a proporção do tempo totalmente produtivo para o tempo de fabricação planejado.

Na prática, é resultado da seguinte operação: OEE = Disponibilidade × Desempenho × Qualidade. Se as equações para Disponibilidade, Desempenho e Qualidade forem substituídas, teremos o resultado da eficiência global da máquina, ou seja, se houver uma disponibilidade de 80%, um desempenho de 97% e uma qualidade de 82%, a OEE será de aproximadamente 63%.

Esse é o cálculo “mais simples” do OEE. Com um pouco de reflexão, pode-se entender que a multiplicação da boa contagem pelo tempo de ciclo ideal resulta em tempo totalmente produtivo (fabricando apenas peças boas, o mais rápido possível, sem tempo de parada).

Para facilitar o entendimento, veja abaixo como são feitos os cálculos dos fatores para poder colocar na fórmula acima e chegar ao resultado final.

A disponibilidade é calculada como a proporção do tempo de execução para o tempo de produção planejado, na qual o tempo de execução é simplesmente o tempo de produção planejado menos o tempo de parada. Portanto, na prática, é calculada como: disponibilidade = tempo de execução / tempo de produção planejado.

Por exemplo, com um equipamento, tem-se a intenção de produzir em 3 turnos de 6 horas. Dessa forma, a disponibilidade da máquina é de 18 horas. Caso a máquina fique disponível por apenas 9 horas, a sua disponibilidade foi de 50%.

Em relação à performance, ela é calculada como a proporção de tempo de execução de rede para tempo de execução. Na prática, é calculado como: “desempenho = tempo de ciclo ideal x contagem total / tempo de execução”. O ciclo ideal da máquina é o tempo teórico mais rápido possível para fabricar uma peça. Portanto, quando é multiplicado por contagem total, obtemos o tempo teórico mais rápido possível para fabricar a quantidade total de peças.

Por fim, a qualidade é calculada como a proporção do tempo totalmente produtivo (apenas contagem total do fabricado o mais rápido possível sem tempo de parada) para o tempo de execução líquido (o tempo mais rápido possível para a contagem total). Na prática, é calculado como: qualidade = boa contagem / contagem total.

Como a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL pode aumentar o índice do OEE?

A falta de confiabilidade dos dados de produção, falhas e paradas prejudicam diagnósticos e impedem o aumento da eficácia da gestão, mas aplicar Inteligência Artificial (IA) aos processos pode ser a forma mais simples e rápida de obter um OEE satisfatório.

Com base no histórico de dados, é possível utilizar soluções de Inteligência Artificial para melhorar o OEE, aumentando a disponibilidade e a produtividade das linhas de produção. A BirminD, que possui soluções que contam com tecnologia Intel®, desenvolveu a solução “Planilha 4.0” e com ela é possível encontrar os parâmetros e valores de variáveis que trazem os melhores resultados na configuração das suas máquinas e processos.

É possível reduzir custos com insumos sem comprometer a qualidade do produto final ao encontrar automaticamente os melhores pontos de operação das variáveis da fábrica de acordo com a meta de desempenho.

A solução consiste em um Add-In para o Microsoft Excel, onde qualquer um pode analisar de forma rápida e eficaz dados de produção, gestão de operação, de controle de manutenção ou de outros controles administrativos. Esse tipo de análise ajuda a detectar precocemente erros de configuração e anomalias da produção, assim como prever o efeito de ajustes e mudanças no ambiente de produção.

Para começar agora mesmo a aplicar a Inteligência Artificial em sua planta, clique aqui e confira os detalhes da solução “Planilha 4.0” e os planos disponíveis.

 

Você pode gostar...