Indústria 4.0 e suas tecnologias

Indústria 4.0 e suas tecnologias

Graças às soluções da indústria 4.0, é possível, por exemplo, compreender o impacto financeiro causado nas etapas produtivas operando fora de especificação, sugerir ações para corrigir o problema, receber um SMS antes que uma máquina pare e até mesmo entender a correlação que existe entre dezenas de variáveis para um resultado final. Um foco muito maior na inteligência dos dados.

Isso é possível devido ao surgimento de softwares e hardwares mais avançados e sensores cada vez menores e mais potentes. A indústria vem sendo transformada, tornando-se mais inteligente, com máquinas e sistemas conectados para tomar decisões que melhoram a produtividade.

Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, esse novo modelo de indústria inteligente pode trazer uma redução de, aproximadamente, 73 bilhões, economizados através do aumento da produtividade, redução de manutenção de equipamentos e economia de energia.

Neste post falaremos um pouco sobre algumas tecnologias relacionadas a indústria 4.0 e todo seu universo:

IoT – Internet of Things

Atualmente a Internet das Coisas (IoT) faz parte do nosso dia a dia. É um conceito que se refere à interconexão dos objetos com a internet. Ele está presente quando verificamos qual o trajeto mais rápido do ponto A ao ponto B, ao ligarmos a televisão com o celular ou mesmo quando verificamos o estado de um equipamento por um aplicativo, agendando automaticamente sua manutenção. Estes dispositivos geram uma quantidade gigantesca de informações, conhecida como Big Data.

Estima-se que 70% das grandes organizações já está comprando dados externos, e que, provavelmente, todas farão o mesmo até o fim desta década. Com tanta informação, as “coisas” podem tomar decisões inteligentes e até mesmo antecipar o que desejamos, pois elas podem ser conectadas entre si. Essa integração transformará os sistemas de produção com informações em tempo real, rastreabilidade, histórico e qualidade de dados, os quais permitirão que problemas sejam identificados mais facilmente.

Segundo Siegfried Dais, vice-presidente do conselho de administração da Bosch: “Com a internet das coisas, ou a indústria 4.0, como chamamos, é muito provável que o mundo se torne cada vez mais conectado em rede, até que tudo esteja interligado com todo o resto…”

Big Data

Quando falamos em Big Data, nos referimos a uma grande quantidade de dados não estruturados, variados e com crescimento exponencial. Porém o importante não é apenas a quantidade de dados, mas também a qualidade e conhecimento para se saber o que fazer com eles.

No caso da indústria, muitas vezes são coletados e armazenados dados em grande quantidade. A migração destas informações para a nuvem e o tratamento utilizando algoritmos de Machine Learning para tomada de decisões estratégicas e assertivas é bem recente.

É possível, por exemplo, para a equipe de manutenção de uma empresa, mapear toda a linha de produção e, através dos dados coletados prever qual o tempo ideal para uma manutenção preditiva, assim evitando paradas e perdas.

O McKinsey Global Institute estima que a aplicação de estratégias de Big Data para melhor tomada de decisão pode gerar até US $100 bilhões anualmente, em todo sistema de saúde dos EUA, otimizando a inovação, melhorando a eficiência da pesquisa e ensaios clínicos.

Como já dito, o sucesso na utilização destes recursos consiste não apenas na coleta de grande quantidade de dados, mas na qualidade do dado analisado bem como a capacidade de interpretação das informações obtidas. A escassez de profissionais capacitados neste ramo levou a BirminD a desenvolver o B-Cloud, uma ferramenta que permite ao usuário leigo em análises de dados obter informações importantes sem programar uma única linha de código (para maiores informações clique aqui).

Machine Learning

Para falarmos de Machine Learning, vamos falar primeiro sobre Inteligência Artificial (IA). Inteligência Artificial, de modo amplo, são sistemas que buscam replicar tarefas que anteriormente exigiam inteligência humana. Machine Learning é um dos ramos da IA. Ele consiste em treinar máquinas para aprender, isso, a partir de uma grande quantidade de dados.

Ao unir Big Data ao Machine Learning, criam-se uma série de oportunidades para a Indústria. Através da coleta e análise de grandes massas de dados de processo (temperatura, pressão, vazão, vibração, corrente elétrica, matérias-primas, turno produtivo etc.) um Gerente de Produção pode, por exemplo, tomar decisões mais rápidas e assertivas, reduzir o índice de retrabalho, otimizar o consumo de energia por produto e muito mais, incrementando significativamente a margem de fabricação!

Em parceria com a BirminD, a empresa de alimentos, BRF Brasil Foods, ao utilizar Machine Learning, elevou o índice de qualidade de uma das linhas de produção de filé de peito de frango. Foi eliminada a incidência de osso no filé, reduzindo assim o risco de multas e sanções quando da exportação do produto.

Um estudo envolvendo mais de 2600 empresas asiáticas com receita acima de US $ 1 bilhão, em 11 setores distintos, demonstra que essas empresas veem cada vez mais o valor potencial das análises avançadas para os seus resultados. Os níveis de conscientização sobre o valor dos dados e análises, entre os gestores de negócios da região, aumentaram nove vezes entre 2011 e 2016.

Este é um pouco do universo de transformação que vive a indústria atual e a BirminD está aqui para te ajudar nesta jornada! Fique atento aos nossos futuros posts, onde falaremos de malhas de controle, otimização de ganhos rápidos, OEE as a Service e muito mais!

Você pode gostar...