Inteligência Artificial – como ela reduz custos de manutenção e tempo de inatividade das máquinas

A manutenção preditiva, quando aprimorada por Inteligência Artificial, pode gerar uma redução de 40% nos custos de manutenção, enquanto reduz o tempo de inatividade das máquinas em até 50%.

A Indústria 4.0, também conhecida como a 4ª Revolução Industrial, foi a responsável por trazer uma ampla gama de tecnologias disruptivas, como Inteligência Artificial, robótica, Internet das Coisas (IoT) e cloud computing, para promover a digitalização da operação industrial e ter como resultado a melhoria de processos e o aumento da produtividade.

Com a chegada desse conceito, palavras como inovação, eficiência e automação passaram a fazer parte da rotina do setor industrial e se tornaram fundamentais para a criação de importantes diferenciais competitivos.

Hoje, vamos te contar como o uso de tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial, beneficiam as indústrias e podem ajudá-las, inclusive, a reduzir custos de manutenção e tempo de inatividade das máquinas. Continue a leitura!

Os benefícios da implementação de Inteligência Artificial na indústria

O uso de Inteligência Artificial na indústria está baseado na sua capacidade de fazer com que máquinas tomem decisões baseadas em dados para aumentar a produtividade e a agilidade de procedimentos da operação fabril.

O investimento em soluções que possibilitam a otimização industrial e que utilizam a Inteligência Artificial e outras tecnologias, têm retorno rápido graças à melhora significativa de resultados que trazem para o setor fabril.

Confira agora os benefícios da implementação de Inteligência Artificial na indústria:

1. Automatização de processos

A utilização de tecnologias como a Inteligência Artificial no chão de fábrica possibilita a automatização de processos. Com isso, custos são reduzidos e os colaboradores da empresa podem abrir mão de tarefas manuais e repetitivas para focar em atividades em que a atuação humana é imprescindível.

Além disso, a automação de processos que outrora eram feitos de forma manual, elimina a possibilidade de erro que acompanha o fator humano, minimiza drasticamente as chances de retrabalho e, assim, evita desperdícios de tempo e recursos.

No geral, a automatização de processos industriais tem muita capacidade para otimizar procedimentos de rotina e tornar a gestão mais eficiente, o que gera uma economia financeira significativa no médio e longo prazo.

2. Previsibilidade

O chão de fábrica gera um grande volume de dados de forma ininterrupta. Com o suporte de soluções que utilizam a Inteligência Artificial, essas informações ganham visibilidade e podem ser utilizadas para tomadas de decisões assertivas e eficientes.

E ao mesmo tempo que dá visibilidade aos dados, essa tecnologia pode ser utilizada para analisá-los. Com base no histórico de informações coletadas e na avaliação de tendências, a Inteligência Artificial é capaz de prever acontecimentos e resultados futuros.

Com essa vantagem da previsibilidade, a indústria tem mais tempo para se adaptar às mudanças, saindo na frente da concorrência. Ela pode, por exemplo, identificar de forma antecipada a necessidade de ajustar a quantidade produzida de determinado item, ação fundamental e capaz de definir, no médio e longo prazo, o sucesso ou fracasso de uma empresa no mercado.

3. Manutenção preditiva

Graças à previsibilidade trazida pela implementação de Inteligência Artificial na indústria, é possível agir de forma proativa diante de alguns acontecimentos, efetuando a manutenção preditiva de uma peça ou ferramenta, por exemplo.

Além disso, o uso de tecnologias avançadas também colabora na identificação facilitada da causa raiz de falhas, fazendo com que sua equipe invista menos tempo e recursos realizando desmontagens desnecessárias e eliminando hipóteses.

Com a manutenção preditiva e a resolução direcionada de problemas, é possível aumentar a vida útil de equipamentos, diminuir seus danos e reduzir custos inerentes a esse processo.

4. Redução de falhas e paradas

A manutenção preditiva, quando somada à previsibilidade de acontecimentos futuros, resulta na redução de falhas e paradas.

Os dados coletados e armazenados, com o auxílio da Inteligência Artificial, são fundamentais para que a indústria possa antecipar possíveis problemas em máquinas, ferramentas e quaisquer dispositivos do chão de fábrica para agir de maneira proativa, impedindo incidentes antes mesmo que aconteçam e reduzindo drasticamente o tempo de inatividade da operação.

5. Redução de custos

Com o auxílio da Inteligência Artificial, é possível identificar os sinais de uma falha iminente antes que ela interrompa a produção. Ao adotar a manutenção preditiva, os gastos com consertos diminuem e o tempo de parada também, evitando desperdícios financeiros.

Além disso, os dados extraídos do chão de fábrica podem ser avaliados como indicativos de sucesso da indústria. Diante dessa análise, se necessário, a empresa pode fazer ajustes nos seus equipamentos para evitar desperdícios de recursos e matérias primas, por exemplo, e consequentemente economizar dinheiro.

6. Gestão otimizada

O chão de fábrica não é o único setor de uma indústria que é beneficiado com a adoção da Inteligência Artificial. Na prática, as tarefas administrativas também são otimizadas, já que a tecnologia centraliza todos os dados gerados pela empresa em um único local e ainda gera relatórios e análises exatas.

Com esses dados em mãos, os gestores tomam decisões importantíssimas para o sucesso da empresa baseadas em informações reais, o que minimiza as chances de erros e ainda facilita todo o processo.

Qual é o impacto financeiro do uso de Inteligência Artificial e outras tecnologias da Indústria 4.0 nas fábricas?

De acordo com os dados da consultoria McKinsey & Company, a manutenção preditiva, quando aprimorada por Inteligência Artificial, pode gerar uma redução de 40% nos custos de manutenção, enquanto reduz o tempo de inatividade das máquinas em até 50%. Além disso, a vida útil dos equipamentos tende a aumentar entre 20 e 40%.

Esses números, que são extremamente atrativos, são importantes para que indústrias de todos os segmentos compreendam que a utilização de tecnologias inerentes à Indústria 4.0, mesmo em fábricas que ainda estão caminhando nos estágios iniciais dessa jornada, podem fazer toda a diferença em suas operações.

A Inteligência Artificial e outras tecnologias avançadas são capazes de colaborar para que as indústrias cuidem de seus ativos para extrair o máximo de seu valor e possam reduzir gastos com manutenção, que impactam diretamente a lucratividade.

A BirminD leva otimização industrial com o apoio de tecnologias disruptivas para melhorar a produção da indústria. Acesse nosso site e conheça soluções capazes de reduzir significamente custos e impactos ambientais, enquanto eleva os níveis da operação fabril.

Você pode gostar...