Solução de inteligência artificial da BirminD traz prêmio de responsabilidade ambiental à Maxion

Com o projeto “Sistema Autoset PID e Machine Learning para controles de reagentes da ETE”, feito em parceria com a BirminD, a Maxion S.A. recebeu o Prêmio de Responsabilidade Ambiental da Mercedes-Benz do Brasil

A solução B-Wise PID, da BirminD, do Grupo WEG, levou a multinacional Maxion S.A. a receber o prêmio de Responsabilidade Ambiental da Mercedes-Benz do Brasil. O projeto se destacou pela inovação e pelos impactos positivos ao meio ambiente reduzindo consideravelmente o consumo de insumos.

Para Diego Mariano, diretor executivo da BirminD, a premiação vem como um reconhecimento e um incentivo a seguir disseminando soluções características da Indústria 4.0. “Muitas plantas ainda estão em fases iniciais de digitalização, sem saber exatamente o melhor caminho a seguir . A nossa missão é ajudar essas empresas a não ficarem para trás. A Maxion é um exemplo de atualização constante, que segue as tendências do mercado”, disse.

Como foi o projeto?

Mariano explicou que diante do consumo excessivo de leite de cal, insumo químico para controle de pH em estações de tratamento de efluentes, a Maxion buscou o apoio da BirminD para solucionar o processo que até então, não possuía controle automático, digitalização e coleta de dados. Tais falhas dificultavam a tomada de ações corretivas para redução de consumo.

Após digitalização, coleta de dados e implantação de um sistema automático de controle, foi aplicado o módulo “Gestão de Malhas de Controle PID” da BirminD. “Essa ferramenta define automaticamente e constantemente os melhores parâmetros de operação para otimização do consumo de leite de cal, com alta estabilidade de processo e acompanhamento online do desperdício” aponta o executivo.

Com um sistema que monitora e corrige automaticamente os parâmetros de funcionamento, a Maxion ganhou transparência de processo, incremento de estabilidade, além de obter uma redução de custos, fundamental para a manutenção e crescimento da indústria nacional.

Quais foram os resultados?

No case de sucesso com a Maxion, foram utilizados os módulos de análise e gestão de malhas de controle e a empresa já alcançou, em seis meses, 100% do retorno do investimento. “Aqui na BirminD, quando falamos em sustentabilidade, focamos em auxiliar os clientes a consumirem menos matéria prima e emitirem menos poluentes. Consequentemente a empresa tem menos gastos com insumos e agride menos o meio ambiente”, destaca Mariano.

Por meio da solução B-Wise PID, a Maxion conseguiu reduzir em 30% o consumo de leite de cal, que confere, além de economia, um selo de sustentabilidade. “Essa é a importância da inteligência artificial, que age de forma assertiva, mesmo diante de uma infinidade de variáveis. Nossas soluções são adaptáveis e podem ser aplicadas em diversos setores da indústria, desde um simples equipamento até uma linha completa.”

Você pode gostar...