All for Joomla All for Webmasters
pt +55 (11) 4858-1360 | +55 (15) 9 9146-6536Rua Elias Ayres do Amaral, 226 - Sorocaba – SP - Brazil

A Indústria 4.0 no Brasil, como estamos hoje?

Diversas indústrias de vários segmentos de mercado estão buscando competitividade, com mais produtividade e ainda assim mantendo sua manufatura sustentável. Por essa razão a indústria 4.0 é um marco desejado por essas empresas.

No Brasil, esse cenário não é diferente, muitas das empresas instaladas em território nacional almejam a mesma coisa que as do resto do mundo, mas por conta da falta de infraestrutura o processo aqui se torna mais lento, isso se deve ao fato de que muitas empresas da área no Brasil ainda não chegaram plenamente na 3ª revolução industrial, e sem passar por essa etapa, alcançar o patamar de indústria 4.0 se torna um caminho mais árduo.

Esse estado embrionário de modernização no Brasil faz com que estejamos em 69º lugar numa lista de 127 economias que tem necessidade de melhorar a capacidade de inovação, segundo o The Global Innovation Index 2017. E, além disso, a produtividade dos nossos trabalhadores são de apenas 16,84 dólares/hora, enquanto nos EUA e Alemanha, países mais avançados na indústria 4.0, os valores são de 64,43 e 63,36 dólares/hora, respectivamente, de acordo com o OurWorld in Data, de 2014.

E para mostrar que a indústria 4.0 esta fazendo um impacto significativo, é esperado um investimento ao longo do mundo de 907 bilhões de dólares, até 2020. Com mais de 2000 empresas de 9 tipos de indústrias em 26 países que participaram do estudo, incluindo mais de 500 da Alemanha de acordo com um estudo feito pela Kontron, em 2017.

Indústria 4.0: Investimento Global Planejado de Aproximadamente 907 bilhões de dólares (Fonte: PwC)

Com toda essa movimentação com relação a indústria 4.0 ao redor do mundo, o Brasil ficará para trás se não começar a investir, tanto o governo quanto as indústrias,  trazendo retorno sobre o investimento (ROI, em inglês) para as melhorias do setor no país.

A BirminD fornece soluções para trazer às indústrias o patamar competitivo esperado nos dias de hoje, tratando, principalmente, da análise financeira de desperdício industrial.

 

Mas como a indústria 4.0 consegue trazer o que as indústrias buscam? Saiba mais clicando aqui.

Mantenha-se conectado em nosso blog para receber mais notícias da área !