All for Joomla All for Webmasters
pt +55 (11) 4858-1360 | +55 (15) 9 9146-6536Rua Elias Ayres do Amaral, 226 - Sorocaba – SP - Brazil

Como nos tornamos uma das “100 Startups brasileiras para ficar de olho” em 24 meses.

A BirminD não nasceu de uma ideia genial em uma garagem. Minha trajetória no setor industrial teve início na Emerson Automation Solutions em 2010, onde atuei como integrador de sistemas e pude ter contato com diversas áreas da indústria. Foram aproximadamente 5 anos em que, paralelamente, criei uma startup de automação residencial, desenvolvi aplicativos mobile e fali um bar de rock com outros 8 sócios.

Quando a crise se agravou em 2015, declinei uma proposta que envolvia me mudar para a Costa Rica e resolvi começar um negócio, que poderia suprir um mercado que ficaria carente devido a retração do mercado, uma vez que as grandes indústrias seriam forçadas a produzir mais com cada vez menos recursos. Pouco tempo depois, junto com o Rapha, fundamos a BirminD.

Passamos o ano seguinte prestando pequenos serviços na indústria, nosso background técnico favoreceu a entrada e permanência no mercado e pudemos identificar potenciais clientes, além de sobreviver. A interação com o Chris aqui foi ótima, tanto pela visão de mercado que ele tinha quanto pelo faro por dinheiro (afinal não adianta uma ideia ser somente legal).

Firmamos algumas parcerias durante esse período que reforçaram nosso fornecimento de soluções tecnológicas e recebíamos sempre o mesmo feedback:

“Gostei do produto. Mas qual seria o retorno do meu investimento? ”

Com isso começamos a repensar nosso posicionamento e compreender como este problema era resolvido na época. Percebemos uma oportunidade e resolvemos criar uma inteligência que conseguisse transformar dados técnicos em informações com potencial de economia financeira (B-wise) sem a necessidade de um especialista. Deste ponto em diante, compreendemos nosso posicionamento de mercado (era final de 2016) e iniciamos nosso caminho como startup.

Esse foi o ponto de partida! É importante entender que todo o caminho que percorremos até aqui permitiu um melhor entendimento das necessidades do mercado e a validação de ideias.

E se me perguntarem quais os fatores que contribuíram para que fossemos eliminando barreiras que o mercado nos impunha, consigo listar alguns deles:

  1. O background em grandes projetos industriais nos permitiu conseguir conversar tanto com os operadores quanto com os executivos das indústrias.
  1. Nossa visão de construir um software que precisasse o mínimo possível de interferências do cliente permitiu que fossem criadas soluções de fácil utilização, mesmo por usuários leigos em assuntos técnicos acerca de automação industrial ou conceitos de indústria 4.0.
  1. A velocidade de prototipação e a competência do time em reprojetar quando necessário fez com que a validação dos softwares se dessem em poucos meses, ao invés de longos períodos de maturação.
  1. De alguma forma, as contribuições que fizemos para as associações industriais e câmaras de comércio refletiram em um ótimo relacionamento, criando uma espécie de rede de oportunidades, o que também alavancou rapidamente a BirminD no mercado.
  1. Tivemos sorte de iniciar uma startup industrial, bem no momento em que o Brasil começou a se interessar pelo tema, como também tivemos sorte em relação à equipe, a qual foi se formando com as pessoas certas nos momentos certos.
  1. Aprendemos a trabalhar com pouco (às vezes nenhum) capital e isto hoje nos permite gerir corretamente o dinheiro dos investidores e receitas de projetos, mantendo um fluxo de caixa saudável na empresa.
  1. Mantemos sempre a mente aberta para avaliar a necessidades/maturidade do mercado ao invés de impormos nosso produto. (Costumo brincar que utilizamos a estratégia da granada: Joga e veja quem você atinge). Podendo identificar nichos de mercado. Com isso não ficamos escolhendo mercados (agro, automotivo, alimentício, etc) e sim deixamos que os mercados mais interessados nos escolhessem.
  1. Garantir entrega sempre foi uma preocupação constante. Não precisa ser o produto mais barato do mercado, desde que sua entrega gere valor e que você realmente entregue aquilo que prometeu. (Isso nós trouxemos do início de nossa carreira).
  1. Saber que a maior loucura é esperar de uma pessoa um resultado que não condiz com o perfil dela. Isso é pedir para se frustrar. Algumas (ou muitas) vezes mudamos o escopo de trabalho entre os sócios da BirminD até encontrarmos o cargo em que cada um rendia mais e ainda assim ninguém ficou parado. Gostamos do que fazemos, somos os primeiros a chegar e os últimos a sair até hoje.

Hoje temos um segundo produto (B-zeck) que também aproveita a inteligência artificial para encontrar causa-raiz de ineficiências, capaz de ser utilizado por um gestor que não necessariamente precisa entender de machine learning ou automação industrial. Somos parceiros SAP e Siemens, além de termos como clientes grandes indústrias como BRF, Maxion, Caterpillar e outros.

Somos um laboratório de software para otimização industrial, nosso foco reside em encontrar potenciais de eficiência oculta dentro dos processos industriais. Nossas soluções apresentam oportunidades de ganhos financeiros, para que nosso cliente seja capaz de tomar decisões assertivas, mesmo não sendo um especialista em automação.

Para saber mais sobre as soluções que oferecemos e como elas podem ser aplicadas em seu mercado de atuação, entre em contato clicando aqui.