5 principais indicadores para medir o desempenho da sua Indústria

A análise dessas métricas é fundamental para que a gestão consiga definir se o desempenho da produção está de acordo com o esperado ou se melhorias são necessárias.

Os indicadores de desempenho servem para mensurar, de forma quantitativa e qualitativa, a performance de uma indústria.

A análise dessas métricas é fundamental para que a gestão consiga definir se o desempenho da produção está de acordo com o esperado ou se melhorias são necessárias para otimizar a operação, melhorar a eficiência, produtividade e reduzir custos.

Pensando nisso, trouxemos 5 indicadores industriais que você deve ficar de olho para conhecer o desempenho da sua produção:

1. Tempo Médio Entre Falhas (MTBF)

O Mean Time Between Failures (MTBF) ou, em português, Tempo Médio Entre Falhas, mede a periodicidade em que determinado equipamento ou maquinário industrial se desgasta e precisa passar por manutenção. Quanto maior for o MTBF, melhor é a performance da indústria neste quesito.

2. Tempo Médio Para Reparo (MTTR)

O MTTR, sigla para Mean Time To Repair ou Tempo Médio Para Reparo, é um indicador que tem relação direta com o setor de manutenção de uma indústria. Ele calcula quanto tempo a operação leva para corrigir uma falha e voltar à produção normal, uma métrica fundamental para que a gestão conheça o tempo médio de resposta dos equipamentos e da equipe. Quanto menor o MTTR, melhor o desempenho da indústria.

3. Eficiência Global dos Equipamentos (OEE)

O OEE (Overall Equipment Effectiveness ou Eficiência Global dos Equipamentos), mensura a eficiência de máquinas e equipamentos industriais por meio de três fatores: qualidade dos equipamentos, produtividade das máquinas e disponibilidade, que é o tempo dedicado à produção.

O valor do OEE pode variar conforme o segmento industrial, mas é claro que quanto mais próximo de 100%, melhor. Na prática, 85% já é considerado um resultado bem positivo.

4. Tempo de Inatividade

O Tempo de Inatividade, como o próprio nome sugere, mensura quanto tempo os equipamentos de uma indústria ficam sem funcionar. Essa métrica está fortemente relacionada ao Tempo Médio para Reparo – quanto mais tempo um maquinário demora para ser consertado, maior será seu tempo de inatividade.

5. On Time In Full (OTIF)

O OTIF, sigla de On Time In Full (produto certo, no tempo certo, em português), é um indicador que mede a eficiência nas entregas da indústria. Afinal, uma produção eficiente deve ser capaz de entregar os produtos completos e dentro do prazo estabelecido. Esta métrica está diretamente relacionada à satisfação do cliente e, por isso, precisa ser acompanhada de perto.

A tecnologia como aliada no acompanhamento de métricas industriais

Muitas indústrias reconhecem a necessidade de analisar seus indicadores para acompanhar a performance da sua produção, mas não sabem como obter todas essas informações.

Então, saiba que a tecnologia desempenha um papel crucial na obtenção de visibilidade e controle sobre os indicadores que precisam ser analisados.

O B-Wise, uma solução BirminD, coleta, armazena e analisa grandes volumes de dados do chão de fábrica em tempo real, com o suporte da Inteligência Artificial, e apresenta todas essas informações em painéis customizáveis, de fácil visualização, para que você saiba exatamente como está a performance da sua produção.

Acompanhando esses indicadores, a gestão pode tomar as melhores decisões baseadas em informações precisas e agir corretivamente em áreas de baixo desempenho.

Se você quer ter uma visão global da sua linha de produção, acompanhar os principais indicadores industriais de forma simples e intuitiva e melhorar a sua operação com base em dados confiáveis, conheça as soluções BirminD.

Você pode gostar...