5 motivos para automatizar a sua Malha de Controle PID

Muitas indústrias, buscando atingir o setpoint ideal em sua produção, ainda sintonizam suas Malhas de Controle manualmente, uma tarefa extremamente complexa e que pode ser ineficaz.

Os Controladores PID são amplamente utilizados na indústria para elevar as taxas de sucesso de aplicações consideradas complexas, como em tratamentos térmicos, fornos e no setor científico, por exemplo.

Trata-se de um tipo de controle de malhas baseado em três parâmetros principais, o Proporcional (P), o Integral (I) e o Derivativo (D), utilizado para minimizar a oscilação dos processos industriais, fornecendo mais precisão e estabilidade para diversas variáveis, como temperatura, fluxo e pressão.

A grande questão é que muitas indústrias, buscando atingir o setpoint ideal em sua produção, ainda sintonizam suas Malhas de Controle manualmente, uma tarefa extremamente complexa e que pode ser ineficaz.

Continue a leitura para conhecer os problemas associados à sintonia manual de Malhas de Controle e como automatizar esse processo pode trazer inúmeros benefícios para os resultados da indústria.

Os problemas da sintonia manual de Malhas de Controle PID

A sintonia manual depende, em grande parte, da experiência e conhecimento do engenheiro responsável pelo processo, o que pode levar a resultados inconsistentes e subjetivos. Inclusive, diferentes colaboradores da indústria podem usar abordagens diversas para atingir o equilíbrio, trazendo resultados divergentes para a operação.

Além disso, os processos industriais modernos geralmente envolvem múltiplas malhas de controle interdependentes, o que significa que a sintonia de uma malha pode afetar a performance das outras. Uma parte extremamente desafiadora do controle manual está justamente associada a essas interações complexas entre as malhas.

Outro fator importante é que os processos industriais estão sujeitos a variações como desgaste de equipamentos, alterações na matéria prima usada, entre outros que podem afetar a performance das malhas de controle. A sintonia manual não leva em consideração essas variações e pode não ser capaz de ajustar os parâmetros de controle de forma adequada e rápida o suficiente, levando a erros e imprecisões.

5 motivos para automatizar a sua Malha de Controle PID

A otimização de malhas PID, quando realizada com o suporte da Inteligência Artificial, ajusta os parâmetros industriais com precisão, rapidez e consistência, levando em consideração as interações complexas entre as malhas e as variações naturais do processo, garantindo alta performance, redução dos custos e impactos ambientais.

Como você já deve ter percebido, existem inúmeros motivos para automatizar a sua Malha de Controle PID, mas hoje vamos te contar os 5 principais. Confira:

1. Precisão

A automação das malhas PID traz mais precisão e consistência para o ajuste de parâmetros, que deixa de ser manual – com um operário manuseando válvulas –, e passa a ser feito sem necessidade de intervenção humana.

2. Velocidade

O controle automático das malhas PID também ajusta os parâmetros com rapidez, permitindo que o processo atinja o setpoint ideal com agilidade e, consequentemente, haja menos desperdício de tempo e recursos.

3. Flexibilidade

Uma vez que a indústria já automatizou suas malhas de controle PID, ela pode contar com a Inteligência Artificial para otimizar esse processo, trazendo mais flexibilidade aos ajustes. Com essa tecnologia de monitoramento constante, alterações podem ser feitas de forma automática para atender aos requisitos específicos da produção ou dos objetivos de desempenho, como minimizar o tempo de resposta ou diminuir a oscilação.

4. Escalabilidade

A otimização automática de malhas PID está preparada para lidar com processos complexos e interdependentes, ajustando os parâmetros para maximizar o desempenho global do processo.

5. Monitoramento

A otimização automática de malhas de controle também diminui a necessidade de manutenção do processo. Afinal, a tecnologia monitora constantemente as variáveis e ajusta os parâmetros de controle para que a performance se mantenha otimizada ao longo do tempo.

Como otimizar as Malhas de Controle PID

A solução B-Wise PID, desenvolvida pela BirminD com o suporte da Inteligência Artificial, otimiza Malhas de Controle para que o seu processo industrial alcance o equilíbrio rapidamente, sem desperdícios de tempo ou recursos.

Ela, inclusive, foi a responsável por solucionar o problema da multinacional Maxion S.A. com o consumo excessivo de leite de cal, reduzindo em 30% o uso do insumo, além de trazer o prêmio de Responsabilidade Ambiental da Mercedes-Benz do Brasil para a companhia.

O B-Wise PID sugere melhorias nos parâmetros do controlador para que a sua indústria também opere no setpoint ideal e atinja metas de sustentabilidade. Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita!

Você pode gostar...