IIoT: 3 motivos para implementar Internet das Coisas na Indústria

Sensores IIoT, quando instalados em máquinas e equipamentos da indústria, geram dados que possibilitam a detecção rápida de ineficiências, economizando tempo e dinheiro, ao mesmo tempo que embasam as tomadas de decisões estratégicas.

A Internet Industrial das Coisas (IIoT) é uma derivação da Internet das Coisas (IoT), o que significa que ambas se referem a uma rede de dispositivos conectados entre si por meio da internet. A diferença é que a IIoT tem objetivos específicos voltados à indústria: monitorar, coletar, cruzar e analisar dados do chão de fábrica com o suporte da Inteligência Artificial.

Sensores IIoT, quando instalados em máquinas e equipamentos da indústria, geram dados que possibilitam a detecção rápida de ineficiências, economizando tempo e dinheiro, ao mesmo tempo que embasam as tomadas de decisões estratégicas.

Continue a leitura para entender o que são os dispositivos IIoT e conhecer a transformação positiva que eles possibilitam na operação industrial.

A importância da aquisição de dispositivos IIoT

A “Pesquisa ABDI Conectividade e Indústria”, realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial com 41 empresas de médio e grande porte brasileiras, revelou que grande parte delas não possui projetos de IoT, mas a maioria que adotou essa tecnologia inovadora diz estar satisfeita com os resultados: 40% acima do esperado e 50% dentro do esperado.

Esse saldo positivo é uma consequência da implementação de dispositivos IIoT que, por meio da Internet, conectam-se às máquinas e equipamentos da indústria para extrair dados do chão de fábrica que são analisados por soluções digitais, com suporte o da Inteligência Artificial, para sugerir quais são as melhores ações a serem tomadas.

Uma das grandes vantagens da IIoT é que a indústria não precisa de novas máquinas para operações que já estão em andamento. Os sensores inteligentes são adquiridos como complemento e instalados em maquinários que já fazem parte da planta industrial.

Como funciona um dispositivo IIoT?

Para implementar a Internet Industrial das Coisas, é necessário instalar dispositivos IIoT que fazem a ligação entre o maquinário do chão de fábrica e as informações que são enviadas para os softwares de gestão.

Depois de instalado, o dispositivo recebe a instrução do que deve fazer, que pode ser medir, detectar ou contar determinado indicador, qual deve ser a periodicidade dessa tarefa e para onde tem que enviar as informações adquiridas.

Para ser capaz de enviar esses dados para um sistema, seja em Cloud ou na própria rede, o dispositivo precisa de acesso à Internet, que pode ser cabeada, via WiFi, 4G, 5G ou uma rede criada especificamente para atender demandas de IIoT.

3 motivos para implementar IIoT

A extração de dados viabilizada pela IIoT traz inúmeros benefícios para a indústria, desde tomadas de decisões mais assertivas até aumento na qualidade do produto final. Confira agora 3 motivos para implementar essa tecnologia no processo industrial!

1. Coleta de dados para melhora da eficiência

A utilização de dispositivos IIoT no chão de fábrica possibilita um controle preciso do processo industrial, em “nível de máquina”. Na prática, isso significa que melhorias muito mais assertivas podem ser feitas, já que variáveis que nem tinham visibilidade podem ser usadas como parâmetro para ajustes finos.

Uma indústria que instala sensores em seus maquinários pode identificar se eles estão ligados enquanto não são utilizados, por exemplo, e controlar para que não sejam acionados sem necessidade. Assim, há uma economia de energia e, claro, de dinheiro, melhorando a eficiência do negócio.

2. Acompanhamento de parâmetros e variáveis

Os dados extraídos do chão de fábrica pelos dispositivos IIoT são coletados e analisados por soluções com Inteligência Artificial, que acompanham em tempo real os parâmetros e variáveis do processo produtivo.

Quando a IIoT já está implementada na indústria, um sensor inteligente pode identificar quando a Manutenção Preditiva deve ser feita, evitando paradas de máquina e da produção. Além de impedir uma queda na produtividade, que prejudica os lucros da empresa, a tecnologia também diminui a necessidade de manutenção corretiva, que tende a ser mais cara do que ajustes pontuais, feitos antes de um problema grave.

Além disso, o monitoramento de parâmetros e variáveis impacta diretamente a qualidade do produto final. Imagine uma indústria do ramo alimentício, por exemplo, que precisa de ambientes climatizados para manter a segurança do seu produto. Sem sensores inteligentes instalados em seu maquinário, essa tarefa pode ser extremamente complicada e apresentar inúmeras falhas, pois não teriam acompanhamento em tempo real ou geração automática de alertas.

3. Melhorias na segurança do trabalho

Um ambiente de trabalho seguro e saudável é fundamental para qualquer segmento, mas quando o assunto é o chão de fábrica, a temática ganha ainda mais relevância.

A IIoT facilita a aplicação da Manutenção Preditiva e também pode ser utilizada para monitorar o compromisso dos colaboradores com a segurança individual, contribuindo para minimizar o número de acidentes relacionados aos maquinários.

Sensores inteligentes também podem ajudar com a segurança impedindo que operários acessem locais de risco e sinalizando situações perigosas, como vazamentos de gás, fornos superaquecidos e muito mais.

Encontre correlações nos dados e otimize a produção com IIoT

Essas são algumas aplicações da Internet das Coisas na Indústria, mas há diversas outras possibilidades que aceleram a transformação digital e podem contribuir para a otimização da produção por meio dos dados extraídos do chão de fábrica.

Se a instalação de sensores está nos planos estratégicos da sua indústria ou eles já foram implementados, conheça o B-Wise AIoT, uma das soluções BirminD, para detectar de forma automática e eficiente as mudanças de padrões de qualidade, antecipar problemas críticos e dar visibilidade a sinais de mau funcionamento em processos e máquinas.

Você pode gostar...