ChatGPT: tudo que você precisa saber sobre o chatbot com Inteligência Artificial

O ChatGPT, com sua capacidade de gerar textos de forma autônoma e estabelecer diálogos completos, com uma variedade quase infinita de respostas, é um modelo de linguagem poderoso que pode ser utilizado para diversas finalidades.

O assunto “ChatGPT” tomou conta dos noticiários e das redes sociais nas últimas semanas e tem ganhado cada vez mais destaque por ser um sistema capaz de revolucionar a forma como pesquisamos.

Baseado no GPT-3 (Generative Pre-Training Transformer 3), um modelo de Inteligência Artificial (IA) de processamento de linguagem de última geração, desenvolvido pela OpenAI, empresa especializada em pesquisa e implantação de IA, o ChatGPT é um modelo de linguagem que já está impactando o mercado.

Para saber o que é esse sistema, como ele funciona e pode ser aplicado em nosso dia a dia para otimizar diversas tarefas, continue a leitura!

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um modelo de linguagem avançado que utiliza Inteligência Artificial para gerar ou processar textos baseados em exemplos de treinamento.

Na prática, estamos falando de um sistema capaz de gerar textos sem intervenção humana, com capacidade de compreensão suficiente para responder perguntas, criar histórias, descrever imagens e muito mais, de forma coerente e relevante, como se fosse uma pessoa.

As diferenças entre o ChatGPT e um chatbot convencional

Provavelmente, você já acessou o e-commerce de uma grande varejista e se deparou com um chatbot – uma ferramenta de atendimento que segue um script predefinido com o objetivo de enviar respostas para necessidades ou dúvidas recorrentes dos clientes.

A grande questão aqui são as limitações de um chatbot convencional. Como ele foi previamente programado para responder questões específicas, se você fizer uma pergunta diferente, não vai conseguir um retorno satisfatório.

O ChatGPT, por outro lado, é baseado em Inteligência Artificial, oferecendo uma experiência de diálogo muito próxima ao real, com possibilidades quase infinitas de resposta.

Como funciona o ChatGPT?

Para ser capaz de criar textos de forma autônoma, o ChatGPT utiliza técnicas de Inteligência Artificial e Machine Learning. O sistema foi treinado com mais de 570 GB de textos disponíveis na internet, como notícias, fóruns e livros, por exemplo.

Durante o treinamento do modelo, a equipe da OpenAI utilizou uma técnica chamada “transfer learning”. Isso significa que, no início, o treino era voltado para o desempenho de uma tarefa específica, como a previsão da próxima palavra, e só depois partiram para funções mais complexas, como responder perguntas ou escrever histórias.

Nesse fluxo de treinamento, o ChatGPT conseguiu primeiro aprender o significado das palavras e frases para, em seguida, ser capaz de escrevê-las de forma autônoma.

Limitações do ChatGPT

De acordo com a própria OpenAI, criadora do ChatGPT, o modelo de linguagem possui algumas limitações.

Ele pode, às vezes, escrever respostas que parecem plausíveis, mas são incorretas ou sem sentido, bem como responder a instruções prejudiciais ou exibir um comportamento tendencioso.

Vale lembrar que o ChatGPT foi “alimentado” com informações textuais disponíveis na internet durante o seu desenvolvimento e, portanto, tem conhecimento limitado sobre os acontecimentos mundiais ocorridos depois de 2021.

Quando questionado, por exemplo, sobre quem ganhou a Copa do Mundo de 2022, o chatbot com Inteligência Artificial responde: “Desculpe, meu conhecimento corta em 2021, então eu não posso informar o vencedor da Copa do Mundo de 2022″.

Outro exemplo prático é o terremoto Kahramanmaraş, que atingiu a Síria e a Turquia em fevereiro de 2023. Se perguntarmos a ele qual foi o número de mortes causadas por esse fenômeno natural, o ChatGPT emite a seguinte resposta: “Peço desculpas, mas como uma inteligência artificial, não tenho acesso a informações atualizadas ou futuras sobre eventos que ainda não aconteceram. No entanto, como meu conhecimento foi atualizado pela última vez em setembro de 2021, não tenho conhecimento de nenhum terremoto na Síria e Turquia em fevereiro de 2023”. Em seguida, ele complementa a informação avisando que, caso um desastre natural desse tipo ocorra no futuro, devemos seguir as orientações das autoridades locais.

Como acesso esse serviço?

Se você está lendo sobre o tema, provavelmente quer ver o funcionamento desse modelo de linguagem. Para isso, basta acessar o site do ChatGPT e inscrever-se para efetuar o login com usuário e senha. Vale lembrar que, até este momento, o serviço é gratuito.

No campo destinado à mensagem, digite o seu comando ou pergunta para o chatbot com IA. E, caso você esteja se perguntando, funciona em português, sim!

Depois, é só aguardar a resposta do ChatGPT, que normalmente chega rapidamente.

Se você quiser iniciar uma nova conversa, pode clicar em “New chat” no canto superior esquerdo ou, ainda, selecionar uma janela de bate-papo utilizada anteriormente.

Aplicações do ChatGPT

O ChatGPT, com sua capacidade de gerar textos de forma autônoma e estabelecer diálogos completos, com uma variedade quase infinita de respostas, é um modelo de linguagem poderoso que pode ser utilizado para diversas finalidades.

Grande parte da polêmica que cerca esse sistema, inclusive, está associada a suas aplicações, que vão desde as assistentes virtuais até a escrita de trabalhos acadêmicos.

O ChatGPT pode ser utilizado para gerar conteúdo, desde notícias até pesquisas, resumos de livros, descrições de produtos e muito mais, automatizando a tarefa de pessoas ou empresas que precisam gerar grandes volumes de texto em pouco tempo.

Além disso, é possível utilizá-lo para tradução automática de idiomas, facilitando a comunicação de usuários que estão em diferentes países, por exemplo.

A Inteligência Artificial já faz parte da nossa rotina

A Inteligência Artificial já está inserida em nossas vidas de diversas formas, seja no aplicativo de GPS que utilizamos ao dirigir ou na assistente virtual que nos ajuda a saber a previsão do tempo para o dia.

Agora, é também a base de um modelo de linguagem revolucionário que continuará sendo aprimorado e traz grandes expectativas de uso em diversos setores, inclusive o industrial.

Conheça as soluções BirminD, que levam Otimização Industrial para o chão de fábrica com o suporte da Inteligência Artificial, acessando o nosso site.

Você pode gostar...