A Inteligência Artificial como aliada na implementação das práticas ESG

Na operação fabril, as práticas ESG passaram a ser uma regra para sobrevivência no mercado à medida que criam organizações mais eficientes, que reduzem impactos ambientais, beneficiam a sociedade e ainda mantêm uma gestão idônea e eficaz.

 

As práticas ESG (abreviação para Environmental, Social and Governance) estão se tornando cada vez mais fundamentais para a operação industrial. Afinal, elas trazem benefícios que vão desde a redução de custos e desperdícios até a garantia de transparência na gestão e diminuição dos riscos ambientais.

O que é ESG?

A sigla ESG, criada em 2004 por uma iniciativa ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), está diretamente associada a uma gestão mais sustentável dos negócios, que leva em consideração os indicadores e resultados ligados às práticas ambientais, sociais e à governança.

Desses pilares, Environmental está relacionado às medidas para frear as mudanças climáticas, redução da emissão de carbono, gestão de resíduos, uso de energias renováveis e assim por diante.

A segunda palavra da sigla, Social, diz respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, abordando desde a questão da diversidade e inclusão até o desenvolvimento de um ambiente de trabalho que seja seguro e saudável tanto para colaboradores quanto para clientes.

O Governance, por sua vez, se comunica diretamente com a gestão da empresa. Esse pilar demanda ações éticas e a criação de uma estrutura que viabilize as práticas que fazem parte das duas outras siglas que formam o ESG.

Práticas ESG na indústria

Na operação fabril, as práticas ESG passaram a ser uma regra para sobrevivência no mercado à medida que criam organizações mais eficientes, que reduzem impactos ambientais, beneficiam a sociedade e ainda mantêm uma gestão idônea e eficaz.

Para que essa cultura seja aplicada nas indústrias, é essencial focar na variabilidade. Isso porque processos estáveis reduzem a necessidade de manutenção, desperdiçam menos matéria-prima, emitem menos poluentes e entregam mais resultados à organização.

Para que seja possível focar na redução de variabilidade, é fundamental que haja visibilidade das informações do chão de fábrica. Com dados confiáveis em mãos, eles podem ser transformados em tomadas de decisão mais eficazes que resultam em economia de recursos e aumento da produtividade.

Inteligência Artificial na busca pelo ESG

Com o processo de coleta e análise dos dados automatizado, a Inteligência Artificial é capaz de recolher todos os dados do chão de fábrica, traçar um histórico detalhado com índices de padrão de qualidade, consumo e saúde das instalações para, diante de qualquer comportamento inesperado, conseguir detectar uma anomalia.

Com a identificação automática de falhas, a indústria ganha agilidade na correção e manutenção de falhas, reduzindo desperdícios e refugos, tem maior controle da qualidade dos seus processos e ainda viabiliza ações preventivas, elevando sua eficiência e produtividade.

A BirminD é uma empresa de otimização industrial que se apoia em tecnologias de ponta, como a Inteligência Artificial, para melhorar a produção dos seus clientes.

Nas indústrias, essa melhora pode estar aliada ao fluxo de trabalho na linha de produção, mas também às práticas necessárias para alcançar o ESG, como a redução de insumos, variabilidade e custos, ou até a adoção de melhores práticas nos processos produtivos, administrativos e logísticos em todo o contexto da empresa.

Em busca de impacto positivo com práticas ESG, a BirminD aplica Inteligência Artificial para otimizar malhas PID de diversos clientes de diferentes indústrias. Como exemplo de um caso de sucesso, em um projeto de apenas 1 mês, a empresa pode economizar quase 8% do combustível utilizado para aquecer os fornos de preparo do seu produto.

Como consequência da redução do consumo de insumos, foi possível minimizar os impactos ambientais e a variabilidade no processo produtivo, além de obter um ROI (Return on Investment) de 250% em um curto período.

Para dar o primeiro passo e implementar as práticas ESG na sua indústria, aproveitando-se do suporte da Inteligência Artificial, clique aqui e conheça agora todos os detalhes das soluções BirminD.

Você pode gostar...