Como a Inteligência Artificial contribui para a redução de impactos ambientais na Indústria

O B-Wise, uma solução digital com Inteligência Artificial desenvolvida pela BirminD, quando integrado ao software de monitoramento de uma Indústria Cimenteira, foi capaz de gerar uma redução de 700 toneladas na emissão de CO² no período de um ano.

A poluição é causada pela introdução de substâncias ou energia no meio ambiente que possam causar danos a ele, seja de forma acidental ou intencional.

Historicamente, a poluição ganhou um novo patamar de intensidade a partir da Revolução Industrial, que impulsionou a industrialização e a urbanização e, consequentemente, elevou a emissão de poluentes.

Os processos produtivos industriais colaboram como agentes de poluição por meio da liberação de gases poluentes, geração de resíduos sólidos ou lançamento de efluentes hídricos, por exemplo, e podem trazer graves consequências à saúde humana e à natureza em geral.

Hoje, já podemos falar da poluição como um problema ambiental gravíssimo.

Poluição industrial no Brasil

O setor de processos industriais, representado sobretudo pela fabricação de aço e cimento, atividades altamente emissoras de CO², um dos gases mais nocivos ao meio ambiente, permaneceu estável em suas emissões entre 2019 e 2020, mas ainda representa 5% das emissões totais do Brasil.

Esses dados, estimados pelo SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa), do Observatório do Clima, acendem um alerta importante sobre a necessidade de atividades industriais cada vez mais voltadas à redução dos impactos ambientais, premissa que vai de encontro à tendência global das práticas ESG (Environment, Social and Governance).

No ambiente industrial, as tecnologias da Indústria 4.0, como a Inteligência Artificial, podem impulsionar as práticas de cuidado ambiental, com soluções capazes de reduzir o consumo energético, de matéria-prima e até de recursos naturais. Continue lendo para saber mais!

A relação entre a Indústria 4.0, suas tecnologias e o meio ambiente

Com a poluição se tornando um problema cada vez mais grave, uma das grandes preocupações da sociedade se tornou o uso consciente de recursos naturais e a preservação ambiental, principalmente nas empresas que também têm seu foco no desenvolvimento sustentável.

A Indústria 4.0 utiliza recursos tecnológicos para otimizar processos produtivos que, progressivamente, melhoram também seus indicadores de sustentabilidade. Afinal, quando a produção se torna mais inteligente, é possível produzir mais e melhor, consumindo menos.

A Inteligência Artificial é uma das tecnologias que viabiliza a Jornada 4.0 através do acompanhamento dos dados gerados no chão de fábrica, que são analisados e geram insights que trazem melhoras significativas para todo o processo produtivo.

Como a Inteligência Artificial contribui para a redução de impactos ambientais na Indústria

A Inteligência Artificial pode contribuir significativamente para a redução de impactos ambientais na indústria de diferentes formas. Confira:

1. Redução do consumo energético

A Inteligência Artificial pode ser utilizada para gerenciar a eficiência energética da indústria. Com a instalação de sensores inteligentes que monitoram o consumo de energia em tempo real, soluções digitais podem sugerir melhores parâmetros para o uso de energia, a partir da identificação de oportunidades de economia e redução de consumo.

2. Redução do consumo de matéria-prima

A rastreabilidade da cadeia produtiva realizada pela Inteligência Artificial acompanha o processo produtivo desde a extração de matéria-prima até o produto final. Ao longo de toda a planta industrial, é possível monitorar o consumo dos recursos e identificar oportunidades de redução.

3. Redução de desperdícios, inclusive de recursos naturais:

A Inteligência Artificial pode ser utilizada para rastrear desperdícios ao longo de todo o processo produtivo, sejam vazamentos que estejam causando gastos de água desnecessários ou procedimentos que elevam o uso de matéria-prima.

O B-Aware, por exemplo, que é uma solução de caça-vazamentos com Inteligência Artificial desenvolvida pela BirminD, é capaz de identificar escapes de água, um recurso natural fundamental para a vida na terra, em tempo real e automaticamente, reduzindo desperdícios e permitindo correções com muito mais agilidade.

4. Controle da emissão de gases poluentes

A Inteligência Artificial pode ser usada para monitorar e controlar as emissões de poluentes na atmosfera. Com a instalação de sensores inteligentes que detectam os níveis de poluição em tempo real, as soluções que utilizam a tecnologia podem indicar ajustes para as operações industriais a fim de minimizar a liberação de gases e partículas poluentes.

5. Gestão de resíduos

O gerenciamento do descarte de resíduos industriais de forma eficiente e segura também é uma das aplicações da Inteligência Artificial. Soluções com essa tecnologia podem identificar os tipos, prever quanto resíduo será gerado e sugerir as melhores formas de gerenciá-lo, reduzindo a quantidade que chega aos aterros e seu impacto ambiental.

Os resultados da utilização de Inteligência Artificial na redução dos impactos ambientais

Como vimos, a Inteligência Artificial pode contribuir de diversas maneiras para a redução dos impactos ambientais gerados pela produção industrial, tornando as operações mais eficientes e sustentáveis.

O estudo “Sizing the Price of AI“, feito pela PwC sob encomenda da Microsoft, demonstrou o potencial da utilização de Inteligência Artificial para transformar empresas e setores, a fim de reduzir os impactos ambientais no mundo.

De acordo com ele, se o uso de Inteligência Artificial for aprimorado, existe uma estimativa de redução na emissão de gases de efeito estufa de até 4,0%, uma quantidade equivalente a 2,4 Gt (bilhões de toneladas) de CO² – valor que se equipara às emissões anuais da Austrália, Canadá e Japão juntos.

E esse tipo de redução não existe apenas na teoria. O B-Wise, uma solução digital com Inteligência Artificial desenvolvida pela BirminD, quando integrado ao software de monitoramento de uma Indústria Cimenteira, foi capaz de gerar uma redução de 700 toneladas na emissão de CO² no período de um ano.

Com o histórico de dados do chão de fábrica armazenado, a solução fez análises automáticas e sugeriu parâmetros para melhorar o controle de temperatura do forno, reduzindo o consumo de coque, combustível utilizado nos fornos rotativos das cimenteiras.

A BirminD é especialista em levar Otimização Industrial para o chão de fábrica, com soluções capazes de minimizar os impactos ambientais causados pelo processo produtivo. Acesse o nosso site e embarque conosco nessa jornada rumo à sustentabilidade.

Você pode gostar...